O mundo pede socorro: furacões, tsunamis, terremotos, países importando água,são a imagem do desespero do planeta azul, que se cora de vergonha e mágoa e se vinga exterminando a vida sob e sobre seu solo, por isso a Ecologia faz um peripatético apelo a todos nós, quer à noite, quer ao dia:
vamos ligar, ensaboar, desligar a torneira do chuveiro e da pia;
vamos desligar as tomadas de energia que não consumimos;
vamos utilizar com parcimônia a água de nossos lares;
e, só depois disso, religar a torneira para enxaguar...
Vamos deixar praias, rios e lagos limpos.
Vamos jogar o lixo no “lixo”. E, a cada página escrita,vamos reciclar e,
simplesmente,virar a página,e o outro lado também usar!
Imagine se em apenas um ano 100.000.000 de brasileiros pouparem, cada um, ao escreverem, 100 páginas A4! Serão dez bilhões de páginas poupadas, anualmente, e mais doze milhões de árvores conservadas. Um milhão a mais por mês, de árvores floridas dando sombra e oxigênio à vida.
Quem nunca carregou água em latas de 20 litros, até debaixo de chuva, como nós, aflitos,precisa ter ideia do que é a falta d’água nos lares.
Precisa saber que não devemos poluir os rios e os mares, precisa evitar desperdício em seus lares. Precisa conscientizar-se de que seus filhos e netos precisam sobreviver num mundo sem escassez, num mundo em que a vida, sob todas as formas, em seu dia a dia, se faça presente em paz e harmonia.
Brasília, jan. 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário