Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DÚVIDAS DO PORTUGUÊS

Para quem acha que decorar gramática é saber Português, leia isto:
Li hoje no "Correio Braziliense", da profª LILIAN MÁRCIA SIMÕES ZAMBONI, um texto muito bom, que representa não somente o meu, mas o pensamento de todos os bons professores da Língua Portuguesa. O título do artigo é "Por que (não) ensinar gramática na escola", que reproduz o mesmo título da obra do prof. Sírio Possenti, publicado pelo Mercado de Letras : Associação de Leitura do Brasil. Minha edição é a de 2002 e concordo plenamente com os autores.
Vamos aos tópicos principais do trabalho de Zamboni acrescidos de nossa análise:
Primeira ideia: não é necessário ensinar toda a parafernália de regras da gramática normativa na escola. A função da Língua Portuguesa é ensinar os alunos a lerem e escreverem bem. E aí surge um primeiro questionamento: ensinar gramática vai levar a isso? A resposta, em nosso entendimento e no de linguistas como Mário Perini, Possenti e outros é NÃO.
Segunda ideia: grandes escritores, como Machado de Assis, declararam sua ignorância sobre o conteúdo gramaticalista (em especial a terminologia sintática), além disso, professores de Português reclamam que seus alunos até decoram bem a gramática sem saberem escrever uma simples redação de poucas linhas. Por isso, afirma Possenti que "uma coisa é o estudo da gramática, outra é o domínio ativo da língua" conforme repete a autora do citado artigo.
Agora, para finalizar, gostaria de fazer minhas as palavras da profª Lilian:
"Para ter o domínio ativo de uma língua é preciso escrever, escrever, escrever. Após obter algum feedback, reescrever, reescrever, reescrever. A gente aprende a escrever escrevendo, reescrevendo, tornando a escrever, usando todos os recursos que a língua nos põe à disposição. E ler, ler, ler, até morrer. É preciso dominar um repoertório de recursos comunicativos e expressivos para saber escrever de muitos modos. Ler textos de todos os tipos para não embasbacar diante de nenhum. Assim se aprende a norma padrão. Ela está ali presente nos textos que o aluno lê e vai estar também nos que ele passará a escrever. Claro que o professor é sempre um guia seguro para ajudar o aluno a ultrapassar as dificuldades da escrita e da leitura."
Vou parar por aqui, por agora, depois continuo, pois o assunto requer mais esclarecimentos.

Um comentário:

  1. A dúvida é do português e também do brasileiro. Leia. Você vai aprender algo óbvio, mas que pouca gente para para pensar nele.
    "Viver é aprender".

    ResponderExcluir

  Star Wars Day (Irmão Jó) Quando do encontro de estrelas Lá no espaço sideral, O mundo emudece ao vê-las Em luta entre o bem e o mal.   Gua...