Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2020




Cantinho da poesia  (Atualizado em 15 abr. 2020.)

Os vírus e os velhos (Jorge Leite de Oliveira)

"Deixa-me, fonte!" Dizia
A flor, tonta de terror.
E a fonte, sonora e fria,
Cantava, levando a flor.
                         Vicente de Carvalho. A flor e a fonte


— Deixem-me, vírus, dizia
A velha, cheia de horror,
E os vírus, que ninguém via,
Reinavam no seu terror.

As correntezas do ar
Ameaçam com Covid
Quem se afasta do seu lar
Pondo em risco a própria vida.

— Deixem-me, deixem-me, vírus,
Dizia o velho a implorar.
Eu nunca vivi no lixo,
E cá não quero ficar.

E os vírus, rápidos, frios,
Qual rosas de Hiroxima,
Diziam, surdos, sombrios:
— Vimos varridos da China...

— Ah! carinho dos meus netos,
Ah! praça do meu jardim,
Caminhos tortos ou retos
Foram vedados a mim...

Gritava a velha e o velhinho,
Sem lágrimas derramarem,
Reclusos no seu quartinho,
Sem filhos para os amarem...

— Nunca mais os deixarei —
Dizia um vírus cruel –,
Ataco mendigo e rei,
Seja na terra ou no céu.

— Deixem-me, deixem-me, vírus,
Não me prendam no meu lar!
E os vírus, insossos, tristes,
Faziam tudo espirrar.

— Viajo por ar e mar,
Provoco espirros e tosses,
Fiquem reclusos no lar,
Pois ataco até nos toques...

— Carícia das brisas leves,
Que abrem visões do luar,
Vírus, vírus, sejam breves,
Deixem-nos sair do lar...

As existências humanas
São breves como suspiros,
Mas nem sempre são serenas
Como as duns velhos com vírus.

Brasília, 08 de abril de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Os trabalhos domésticos (Irmão Jó)   Nos domésticos trabalhos Temos de valorizar, Seja homem ou mulher, Quem nos serve em nosso lar.   Fel...