Páginas

quarta-feira, 15 de abril de 2020



EM DIA COM O MACHADO 414:
o que não sabemos... (Jó)


Disse Jesus: "É pela perseverança que mantereis vossas vidas!" (Lc 21:19)[1]. E Paulo acrescentou, em epístola aos Tessalonicenses: "É que recordamos sem cessar, aos olhos de Deus, nosso Pai, a atividade da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a perseverança da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo" (I Ts 1:3).
Aproveitando esses dias de reclusão em casa, com vistas a nos preservarmos da contaminação pela Covid-19, vamos refletir sobre o conteúdo de algumas frases de grande significado em obra do Espírito Philomeno de Miranda e na Bíblia. Em atendimento à prece da mãe de Carlos, esquizofrênico que sofria também das más influências de obsessor pertinaz, afirma Bezerra de Menezes que: "A virtude da paciência se adquire com a vigilância moral e disciplina mental, que são fatores de harmonia para o ser".
Refletindo sobre a frase ouvida e acontecimentos novos que acompanhava, no campo do desequilíbrio mental, proveniente de causa orgânica associada à obsessão, Miranda lembra a seguinte frase de Confúcio:

Estudar, observar e imitar sem pensar significa o mesmo esforço que andar sem rumo. Tudo quando verdadeiramente sabemos é justo saber que sabemos. Mas o que não sabemos cumpre-nos saber que não sabemos. Nisto reside a sabedoria.[2]

         Por fim, o apóstolo Pedro lega-nos este tesouro de sabedoria e entendimento das leis divinas, baseado na mensagem do Cristo, para a vida e para a piedade: "Por isso mesmo, aplicai toda a diligência em juntar à vossa fé a virtude, à virtude o  conhecimento, ao conhecimento o autodomínio, ao autodomínio a perseverança, à perseverança a piedade, à piedade o amor fraterno e ao amor fraterno a caridade" (II Pd 1:5-7).
        Precisamos refletir bastante em cada versículo desses, além da frase anterior, do sábio Confúcio, para que não nos julguemos mais sábios do que ninguém. Mas que sejamos "[...] prudentes como as serpentes e sem malícias como as pombas", qual também nos recomendou Nosso Senhor Jesus Cristo (Mt 10:16).




[1] BÍBLIA de Jerusalém. Diversos tradutores. 3. Impressão. São Paulo: Paulus, 2004. Todas as citações...
[2] MIRANDA, Manoel Philomeno (Espírito). Psicografia de Divaldo Pereira Franco. Loucura e Obsessão. 12. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2011. cap. 11, p. 116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Os trabalhos domésticos (Irmão Jó)   Nos domésticos trabalhos Temos de valorizar, Seja homem ou mulher, Quem nos serve em nosso lar.   Fel...