Páginas

domingo, 10 de março de 2024

 
Em dia com o Machado 617:
5 dicas para estimular a escrita (Irmão Jó)


 
                   Salve, alma amiga!
            Há vários anos, iniciei a publicação de crônicas, que o amigo Astolfo Olegário de Oliveira Filho, muito competente editor de e-books, blog e revista espírita eletrônica, revisa para mim, antes de também postar em seu blog. Como meu lema é “Viver é aprender”, sempre que vejo ou leio algo considerado, sob meu ponto de vista, importante gosto de escrever sobre o assunto.
            Hoje, 4 de março de 2024, recebi mensagem comercial interessante sobre a postagem do poeta britânico Andrew Motion (designdoescritor.com/post/10-tecnicas-para-estimular-a-escrita) com dez dicas de escrita. Com base nisso, proponho-lhe não dez, mas as cinco dicas seguintes:
1) Não necessariamente devemos escolher um horário diário para escrever. Se publicamos, periodicamente, uma crônica ou artigo, todo momento vago disponível, em dias anteriores, é o tempo de pesquisar e preparar nossa obra.
2) Seja sempre simples, sem ser vulgar e repetitivo, em qualquer texto que estiver escrevendo.
3) Revise várias vezes o que escreveu e espere um tempo antes de publicá-lo. Esclarece-nos Machado de Assis: — O jovem precisa entender que a pressa não lhe assegura qualidade ao que escreve. Então, antes de divulgar, revise pela última vez seu escrito.
4) Desenvolva a criatividade lendo e analisando o que os bons escritores publicam.
5) Repito, por fim, a última dica do poeta Andrew Motion: “trabalhe duro”. O que me faz lembrar uma estrofe do poema O tempo, de Olavo Bilac:
Trabalhai, porque a vida é pequena
E não há para o tempo demoras.
Não gasteis os minutos sem pena,
Não façais pouco caso das horas.
 
            Outras dicas de leitura e exercício crítico para prática diária, entre outras obras de qualidade, têm base nos links espíritas, espiritualistas e didáticos citados abaixo:
Alexsandro Melo Medeiros: https://www.sabedoriapolitica.com.br/
Astolfo Olegário de Oliveira Filho, obras:
1.  blog Espiritismo Século XXI – http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/
2.  revista O Consolador - http://www.oconsolador.com  
4.  jornal O IMORTAL - http://www.jornaloimortal.com.br/Home
Federação Espírita Brasileira - www.febnet.org.br
Jorge Leite de Oliveira: blog Jorge, o sonhador -www.jojorgeleite.blogspot.com
______. Crônicas dialéticas. São Paulo: Dialética Literária, 2023.
______. Texto acadêmico. 10. ed. – 2. reimpr. Petrópolis, RJ: Vozes, 2021.
______. Técnicas de redação e de pesquisa científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2024.
Obras básicas de Kardec: https://kardecpedia.com/
           
Com essas dicas, desejo-lhe boas leituras, sábias pesquisas e trabalho duro na elaboração cotidiana de textos. Não se espante se, no início, seus escritos forem modestos. Se estiverem corretos gramaticalmente já é um bom início. Somente o exercício longo os tornará excelentes. Nesse sentido, Thomas Alva Edison já nos dizia: “A genialidade se faz com 99 por cento de transpiração e um por cento de inspiração”. Além de uma boa gramática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Os trabalhos domésticos (Irmão Jó)   Nos domésticos trabalhos Temos de valorizar, Seja homem ou mulher, Quem nos serve em nosso lar.   Fel...