Páginas

sábado, 23 de março de 2024

 
TEMPO E METEOROLOGIA
(Irmão Jó)
 


I – TEMPO...
 
 (Inspirado em O tempo, de Olavo Bilac)
 
Sou o tempo que não morre ou passa,
Que jamais teve início, nem fim...
E no espaço da hora que passa,
Muita história já passou por mim.
 
Nos poetas, filósofos, santos
O que passa são seus pensamentos.
Eu registro essas vozes, no entanto,
Muitas delas se vão como o vento...
 
Sou eterno presente no espaço
Para quem o passado e o futuro
Nada mais representam que o traço
Que eu traço no claro e no escuro.
 
Sempre em mim, há eterno devir,
Sempre em mim, há quem ri e quem chora,
Mas seu tempo de amar e servir
É no tempo que se chama agora.
 
II – METEOROLOGIA
 
A meteorologia
Mede o tempo todo dia;
Se vai ter chuva ou sol
Ela faz sua previsão.
 
Para o sucesso agrícola
De uma boa plantação,
Se o céu é de brigadeiro,
Seguro à tripulação...
 
Se irá chover o dia inteiro,
Se haverá frio ou não...
Turista quer garantia
Da meteorologia.
 
Piloto e passageiro
De navio ou de avião,
Capitão ou marinheiro
Busca sua informação...
 
Se o tempo é bom para o trigo,
Se é bom para a pescaria,
Quem dá o tempo preciso
É a meteorologia.
 
 
Brasília, DF, 23 de março de 2024 (Dia mundial da meteorologia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Propriedade Intelectual (Irmão Jó) Houve época em que produzir Obra de arte legal Era incerto garantir Direito intelectual.   Mas com tant...