Páginas

sábado, 2 de maio de 2020




10 BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO MISERICORDIOSOS

Perdoem para que Deus os perdoe. Reconciliem-se com os adversários. O sacrifício mais agradável a Deus. O cisco e a trave no olho. Não julguem para não serem julgados. Quem estiver sem pecado atire a primeira pedra. Instruções dos Espíritos: Perdão das ofensas - A indulgência – É permitido repreender os outros, notar as imperfeições doutrem e divulgar o mal alheio?

10.1 Perdoem para que Deus os perdoe

Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia (Mateus, 5:7).
Se vocês perdoarem aos homens as ofensas que lhes fazem, também seu Pai celestial lhes perdoará seus pecados. Mas se não perdoarem aos homens, tampouco seu Pai lhes perdoará seus pecados (Mateus, 6:14-15).
Se seu irmão pecar contra você, cobre-lhe a falta em particular, a sós com ele; se o ouvir, você terá ganhado seu irmão. Então, aproximando-se Pedro dele, perguntou: — Senhor, quantas vezes poderá pecar meu irmão
contra mim, para que eu o perdoe? Até sete vezes? Jesus respondeu-lhe: — Não lhe digo que perdoe até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes (Mateus, 18: 15, 21, 22).
A misericórdia é o complemento da mansuetude, pois os que não são misericordiosos também não são mansos nem pacíficos. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. O ódio e o rancor denotam uma alma sem elevação nem grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que paira acima dos ataques que lhe possam desferir. Uma é sempre ansiosa, de sensibilidade sombria e cheia de fel. A outra é calma, plena de mansidão e de caridade.
Infeliz daquele que diz: Eu jamais perdoarei, porque, se não for condenado pelos homens, o será certamente por Deus. Com que direito reclamaria o perdão de suas próprias faltas, se ele mesmo não perdoa as dos outros? Jesus ensina-nos que a misericórdia não deve ter limites, quando diz do perdão ao irmão, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes.
Mas há duas maneiras bem diferentes de perdoar: uma é grande, nobre, verdadeiramente generosa, sem segunda intenção, que evita, com delicadeza, ferir o amor-próprio e a suscetibilidade do adversário, mesmo quando a culpa foi inteiramente deste; a segunda é quando o ofendido ou aquele que assim se julga impõe ao outro condições humilhantes e lhe faz sentir o peso de um perdão que irrita, em vez de acalmar. Se estende a mão, não é por benevolência, mas por ostentação, a fim de poder dizer a todo o mundo: vejam como sou generoso! Nessas circunstâncias, é impossível que a reconciliação seja sincera de parte a parte. Não, isso não é generosidade, e sim uma maneira de satisfazer ao orgulho. Em toda disputa, aquele que se mostre o mais conciliador, que prove mais desinteresse, caridade e verdadeira grandeza de alma, conquistará sempre a simpatia das pessoas imparciais.

Tradução livre, em terceira pessoa, pelo Prof. Dr. Jorge Leite de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Brasil (Irmão Jó)   Surfando mares bravios, Saíram de Portugal 1500 navios Comandados por Cabral. Em 22 de abril Do ano de 1500 Foi descob...