Se, portanto, quando você for colocar sua oferenda no altar, se lembrar de que seu irmão tem qualquer coisa contra você, deixe sua dádiva ao pé do altar, vá reconciliar-se antes com seu irmão, e depois vá fazer sua doação (Mateus, 5:23-24).
Quando Jesus disse: "Vá reconciliar-se com seu irmão, antes de fazer sua oferta no altar", ensinou que o sacrifício mais agradável ao Senhor é aquele do próprio ressentimento; que, antes de se apresentar a Ele para ser perdoado, é preciso que perdoe aos outros, e que, se algum mal se tiver feito contra um irmão, é necessário havê-lo reparado. Só então a oferenda será aceita, porque virá de um coração livre de todo mau pensamento.
Ele materializa esse preceito, porque os judeus ofereciam sacrifícios materiais. Ele teve que conformar suas palavras aos costumes do povo.
O cristão não oferece dons materiais, pois espiritualizou o sacrifício, mas o preceito para ele tem mais força. Ele oferece sua alma a Deus, e essa alma deve estar purificada.
Ao entrar no templo do Senhor, deve deixar lá fora todo sentimento de ódio e de animosidade, todo mau pensamento contra seu irmão. Só então sua prece será levada pelos anjos aos pés do Eterno. Eis o que ensina Jesus por estas palavras: "Deixe sua oferenda diante do altar, e vá reconciliar-se antes com seu irmão", se quiser ser agradável ao Senhor.
Tradução livre, em terceira pessoa, pelo Prof. Dr. Jorge Leite de Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário