Páginas

quinta-feira, 21 de maio de 2020



Intercâmbio entre duas dimensões de uma só existência

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

 O Espírito Manoel P. de Miranda lembra-nos que o mundo físico é “abençoado campo de aprendizagem e de experimentação dos dons que se encontram em germe” em nós. Mas este mundo, lembra ele, é transitório, o Mundo Espiritual é que “é permanente, real, causal, de onde se origina a vida” e para onde retornamos com o objetivo de avaliar nosso progresso espiritual. Como ocorre “ininterrupta movimentação de seres espirituais em intercâmbio contínuo”, conclui esse Espírito que é “muito difícil dizer-se [...] que são dois mundos diferentes [...]” e sim “que são duas dimensões de constituição específica, uma das quais é a condensação da energia [...] e a outra é de natureza cósmica” (FRANCO, 2005, p. 10, 11).
Desse modo, podemos deduzir que afastados, ainda que temporariamente, os obstáculos materiais, pelo desprendimento do Espírito, nada impede que este seja visto e mesmo converse, estando ou não encarnado, com outras pessoas também encarnadas. Tais acontecimentos são tão conhecidos da Humanidade que diversos autores de filmes e novelas procuram reproduzi-los em suas histórias fictícias, muito parecidas com a realidade mostrada nas obras espíritas.
Esses fatos são muito comuns entre nós. Em quase toda família é conhecido um caso de manifestação de Espírito desencarnado, ou mesmo de alguém encarnado que esteja momentaneamente fora do corpo físico. Apenas não damos muita atenção a isso.
Na questão 413 de O Livro dos Espíritos, pergunta Kardec: “Do princípio da emancipação da alma parece decorrer que temos duas existências simultâneas: a do corpo, que nos permite a vida de relação ostensiva; e a da alma, que nos proporciona a vida de relação oculta. É assim?”
O Espírito responde que a vida da alma sobressai-se no estado de emancipação, mas não existem duas existências e, sim, duas fases da mesma existência. Portanto,  interexistimos com corpo físico e alma, quando encarnados; e com corpo espiritual, ou perispírito, quando desencarnados.
Em qualquer dessas dimensões da vida eterna, afirma o Espírito Joanna de Ângelis:

A finalidade da existência corporal é a conquista dos valores eternos, e o êxito consiste em lograr o equilíbrio entre o que se pensa ter e o que se é realmente, adquirindo a estabilidade emocional para permanecer o mesmo, na alegria como na tristeza, na saúde conforme na enfermidade, no triunfo qual sucede no fracasso (FRANCO, 1990, p. 73).

Na questão 414 de O Livro dos Espíritos, o Espírito informa que as pessoas conhecidas e mesmo as que “julgam não se conhecerem costumam reunir-se e falar-se” durante o sono. Podemos ter amigos em outro país com os quais nos encontramos no período do sono.
KARDEC (2002) relata que um senhor provinciano, cuja família insistira para que ele se casasse com uma moça, desconhecida dele, residente em cidade próxima, certo dia avistou em seu quarto uma jovem vestida de branco que lhe disse ser sua noiva. O rapaz apertou-lhe a mão que, em um dos dedos, trazia um anel. Em seguida, a moça desapareceu. Um ano depois, ele resolveu ir à cidade onde morava a moça e, imediatamente, se reconheceram. A jovem, que se vestia do mesmo modo que no ano anterior, deu um grito e desmaiou. Voltando a si, disse que havia visto aquele moço um ano antes. Pouco tempo depois, se casaram.
É muito difícil que, durante o sono, mesmo que manifestemos a vontade de encontrar alguém conhecido, isso ocorra, porque quando adormecemos nosso Espírito desperta e, muitas vezes, não está nem um pouco com vontade de fazer o que resolveu antes de dormir. Isso, quando se trata de um Espírito elevado. Os demais, ao adormecerem, entregam-se às suas paixões ou permanecem inativos. Pode até haver esses encontros, mas isso não ocorre pelo simples fato de o desejarmos quando acordados.
Uma questão interessante é a 417, do livro supracitado, a qual nos informa que podemos nos reunir, alegremente, em assembleias com Espíritos amigos de outras vidas, durante o sono. Quando despertamos, guardamos, em forma de intuição, as ideias recebidas nesses contatos, embora não nos lembremos de sua origem.
Por fim, somos informados de que é possível ver em sonho quem considerávamos morto, mas que está vivo. A não ser que tenhamos de passar pela prova de pensar que essa pessoa morreu, ao acordar, podemos ter o pressentimento de que ela se encontra viva.
Há diversos casos comprovados de visitas espíritas entre pessoas vivas, pelo fenômeno mediúnico do desdobramento espiritual, seja durante o dia ou à noite. CASTRO (1965) narra que o pai do frade Antônio de Pádua fora condenado à morte, injustamente, pelo assassinato de um jovem de importante família portuguesa. O rapaz fora morto pelo vizinho e enterrado no quintal do pai do frade, fazendo recair sobre o genitor de Antônio a culpa pelo crime.
Antônio pregava em Pádua, quando foi mediunicamente informado de que seu pai seria decapitado em Lisboa. Imediatamente parou de falar e sustentou-se no púlpito, imóvel, parecendo ter adormecido. Em seguida, apareceu no local onde os representantes da Justiça se achavam, junto à sepultura do assassinado, e, ali mesmo, provou a inocência do seu pai, retornando, imediatamente, ao corpo físico, que se entorpecera a muitas léguas dali. Isso ocorre pelo desligamento parcial do perispírito do médium, que se materializa no local para onde se transporta enquanto o corpo físico fica como se dormisse em seu local de origem.
Eurípedes Barsanulfo foi outro desses médiuns extraordinários. NOVELINO (1979) narra-nos “as ‘viagens’ do professor”. Na época da Primeira Guerra Mundial, Eurípedes desprendia-se facilmente e se transportava, espiritualmente, a distância, quando observava os horrores da guerra. Então, orientava as pessoas enfermas que via na estrada, em desdobramento espiritual, enquanto seu corpo se entorpecia na escola que dirigia longe dali.
Noutra obra, Philomeno de Miranda afirma que “ao Espiritismo compete gigantesca missão: restaurar o Evangelho de Jesus para as criaturas, clarificar o pensamento filosófico da Humanidade e ajudar a Ciência, concitando-a ao estudo das causas nos recessos do espírito, antes que nos seus efeitos” (FRANCO 1981, p. 9).
Tudo se interliga, na obra de Deus, espírito e matéria, causa e efeito. Quando compreendermos melhor essa interrelação e suas consequências, estaremos plenamente capacitados a pôr em prática estes belos conselhos do Espírito Joanna de Ângelis:

Sábio é o homem que discerne melhor, fazendo opções elevadas: trocando o transitório de agora pelo permanente de sempre. No corpo, tudo passa, e rapidamente passa. Apenas as realizações se fixam como convites ao retorno reparador ou concitações a estágios mais altos (FRANCO, 1991, p. 69 e 70).

Conclusão A vida não cessa nunca. Vivemos entre dois planos existenciais. Deus, espírito e matéria formam a trindade universal (O Livro dos Espíritos, q. 27), mas enquanto a matéria nada mais é do que energia densificada, o Espírito, imortal, prossegue em direção Àquele, cuja homenagem Barsanulfo expressa sob o título Deus:

O Universo é obra inteligentíssima, obra que transcende a mais genial inteligência humana. E, como todo efeito inteligente tem uma causa inteligente, é forçoso inferir que a do Universo é superior a toda inteligência. É a inteligência das inteligências, a causa das causas, a lei das leis, o princípio dos princípios, a razão das razões, a consciência das consciências; é Deus! Deus!... nome mil vezes santo, que Isaac Newton jamais pronunciava sem se descobrir!... [...] (NOVELINO, 1979, capas).

Podemos concluir com as seguintes reflexões: por mais injusto pareça ser o mundo; por mais que nos considerem menos capacitados do que outros; por mais que aparentemente sejamos derrotados nos nossos ideais; por mais que nos considerem velhos e ultrapassados, ou jovens e inexperientes; por mais que riam quando clamamos contra as injustiças atuais, cometidas contra nós, e mesmo duvidem dessas injustiças, não desistamos nunca. Há alguém que crê em nós, atua incessantemente em nós, auxiliado por nossos amigos invisíveis e visíveis: Jesus Cristo – Caminho, Verdade e Vida –, que nos conduzirá a Deus, nosso Pai.
Prossigamos na luta por um mundo melhor, a começar pela própria melhoria. E, certamente, nosso mérito nos trará um novo e radioso dia em que possamos ser felizes e ver a felicidade estampada no rosto alheio.
Que Jesus nos conceda saúde e paz!

REFERÊNCIAS

CASTRO, Almerindo Martins de. Antônio de Pádua: sua vida de milagres e prodígios. 4. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1965. p. 56-57.
FRANCO, Divaldo. Entre os dois mundos. Pelo Espírito M. Philomeno de Miranda. Salvador, BA: LEAL, 2005.  
______. O homem integral. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. Salvador, BA: LEAL, 1990.
 ______. Grilhões partidos. Pelo Espírito M. Philomeno de Miranda. 3. ed. Salvador, BA: LEAL, 1981.
______. Convites da vida. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 6. ed. Salvador, BA: LEAL, 1991.
KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. 82. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2001. p. 227-229.
______. O livro dos médiuns. 70. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2002. Seg. Parte, cap. VII, it. 117.
NOVELINO, Corina. Eurípedes, o homem e a missão. 2. ed. Araras, SP: Instituto de Difusão Espírita, 1979.

Revisto e adaptado de • Reformador, maio 2006, p. 18- 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Dia do Índio?  (Irmão Jó) Quando Cabral chegou neste país, quem dominava a terra eram tupis; Mas não havia autoridade aqui, predominava a ...