Páginas

sexta-feira, 2 de abril de 2021


 

4 ZAMENHOF

(Espírito Cruz e Sousa/médium Francisco Valdomiro Lorenz)

            O Espírito Cruz e Sousa, comprovando mais uma vez que, ao desencarnar, não ficamos estacionados no tempo, é um grande incentivador da língua universal, o Esperanto.

 4.1 Sobre o médium Francisco Valdomiro Lorenz

            O nascimento de Lorenz foi em Zbislav, próximo à cidade de Tcháslav, na Boêmia, atual República Checa, em 24 de dezembro de 1872. Esse médium extraordinário veio para o Brasil aos 20 anos e morou no Rio Grande do Sul até seu falecimento, em 24 de maio de 1957, na cidade de Dom Feliciano.

            Aos quatro anos já sabia ler, e aos 18 anos já publicara, na então chamada Boêmia, uma obra sobre o Esperanto, como nos informa o site G1 Rio Grande do Sul, da Globo, que o considera um gênio. Para os espíritas e para ele mesmo, seu dom era mediúnico, o que não desmerecia sua inteligência, extrema humildade e desprendimento dos bens terrenos. Lembrava-se de acontecimentos de suas vidas passadas. Teve doze filhos e morreu pobre. As informações sobre o número de idiomas dominados por ele ultrapassam cem línguas, inclusive idiomas mortos e o Tupi Guarani. Traduziu para o português o Bhagavad-Gitá, em versos e no mesmo ritmo dos versos em sânscrito do original dessa obra milenar. Precisou mudar-se para o Brasil devido a suas ideias democráticas e espíritas e publicou pela Federação Espírita Brasileira o excelente livro Esperanto sem Mestre. Seu conhecimento da língua do antigo Egito  permitiu-lhe escrever o livro A Voz do Antigo Egito. Sua produção livresca alcançou 72 títulos.

            Lorenz fez um "mapa astrológico" do filho Otto, em 1915, em que escreveu:

Virá o tempo em que desenvolverás tuas forças de alma. O que há na vida e na natureza, de maravilhoso e misterioso te atrairá, e então verás que não é o corpo visível que merece o nome de "eu", mas que aquilo que chamamos "eu" é a alma, que já existiu antes do nascimento, e sobrevive à morte do corpo, para continuar a colher experiências em outras condições de ser (Globo - G1 Rio Grande do Sul, 12/05/2015).

            Em sua homenagem, foi erguido um memorial, em Dom Feliciano, e suas obras estão disponíveis para consulta na Biblioteca do Rio Grande do Sul.

            Em 1976, o Instituto de Difusão Espírita publicou a obra psicografada pelo médium Chico Xavier  intitulada O Esperanto Como Revelação, que lhe foi ditado pelo Espírito Francisco Valdomiro Lorenz.

            Leiamos, a seguir, o soneto psicografado por Francisco Valdomiro Lorenz e ditado pelo Espírito Cruz e Sousa:


ZAMENHOF

 

Grande irmão, Missionário e Mensageiro,

Não ascendeste em vão, na noite escura,

A estrela da esperança, terna e pura,

Que brilha agora para o mundo inteiro.

 

Não sofreste, debalde, o cativeiro

Na carne que é flagelo e desventura,

Tua mensagem lúcida figura

Sob o amor do Divino Pegureiro.

 

Em teu apostolado augusto e santo,

Desfraldaste a bandeira do Esperanto,

Unindo os povos na Fraternidade!

 

Gênio Celeste entre os Celestes Gênios,

Brilharás na memória dos milênios,

Vanguardeiro da nova Humanidade!

(apud PALHANO JÚNIOR; SOUZA, 1994, p. 164)


Referências

GLOBO - G1 Rio Grande do Sul, 12/05/2015.

PALHANO JÚNIOR, Lamartine; SOUZA, Dalva Silva. A Imortalidade dos Poetas "Mortos". Vitória, ES: FESPE, 1994.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A dança é língua internacional (Irmão Jó)   Não há dança que não sirva De inspiração sempre viva.   Vendo um casal a dançar Põe-se o poeta...