Páginas

domingo, 11 de abril de 2021

 


8 EM VOSSA PASSAGEM

 (Espírito Cruz e Sousa/médium Dora Incontri)

         Um dos sonetos que mais reflete o estilo de Cruz e Sousa em vida é o psicografado pela professora doutora Dora Incontri. A médium esclarece-nos que, desde 11 anos de idade, era inspirada a escrever poemas que provinham dos Espíritos. Desse modo, resolveu estudar literatura e publicou um livro com seus poemas, segundo Palhano Jr.; Souza (1994), que intitulou Chamas da paz. Entretanto, informou que há uma grande diferença entre o que é de sua própria elaboração (dela) e o que é mediúnico. Neste último caso, os versos surgem espontâneos, sem necessidade de reescrita, e rapidamente. Acresce-se a isso, a identificação do autor ao final da psicografia, que assina o poema. Ao contrário disso, quando é ela a autora, precisa refazer, interromper, repensar as palavras escolhidas, em um tempo muito maior. Nascem de suas reflexões, de suas preocupações, como conclui a professora Incontri.

8.1 Sobre Dora Incontri
 
      Sobre a autora, colhemos na árvore do seu site estas informações:
        
Dora Incontri (2021) é paulistana, nascida em 1962. Jornalista, educadora e escritora. Suas áreas de atuação são Educação, Filosofia, Espiritualidade, Artes, Espiritismo. Tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia da Educação pela USP. É sócia-diretora da Editora Comenius e coordenadora geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Coordenadora geral da Universidade Livre Pampédia.
Tem mais de 40 livros publicados sobre Educação, Espiritualidade, Filosofia, livros didáticos; livros psicografados.
Trabalha em prol do diálogo inter-religioso, milita por uma nova educação, que inclua interdisciplinaridade, espiritualidade, autonomia do educando, com mudança radical da escola tradicional. Inspira-se nos grandes clássicos da Educação, como Comenius, Rousseau e Pestalozzi, que tinham uma visão integral do ser humano.
Politicamente, se põe a favor de uma transformação social global em que o ser humano seja o valor principal e acredita que possamos fazer uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. Anarquista, graças a Deus. De um anarquismo cristão, à moda de Tolstoi e de Gandhi.
 
        
EM VOSSA PASSAGEM
 
Ó almas prisioneiras torturadas,
Peregrinas saudosas do infinito,
Sedentas em desertos de granito,
Sonhando com os sóis de outras estradas!
 
Singrai os mares de pavor aflito,
Exalando canções mesmo caladas,
Conduzindo batéis de mãos aladas,
Convertendo em suspiro vosso grito!
 
Crede e o espinho ser-vos-á perfume!
Amai e estas cadeias serão lume
A expulsar-vos as sombras interiores!
 
Extravasai de vossas rotas vestes
Luzes de paz, azuis, doces, celestes
E passai ofertando fé e flores!
 
(apud PALHANO JÚNIOR; SOUZA, 1994, p. 168)
 
Referências
 
INCONTRI, Dora. Disponível em: https://doraincontri.com/about/. Acesso em 11 de abril de 20121.

PALHANO JÚNIOR, Lamartine; SOUZA, Dalva Silva. A imortalidade dos poetas "mortos". Vitória, ES: FESPE, 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Os trabalhos domésticos (Irmão Jó)   Nos domésticos trabalhos Temos de valorizar, Seja homem ou mulher, Quem nos serve em nosso lar.   Fel...