Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2021

 


9 ESPERANTO

 (Espírito Cruz e Sousa/médium Chico Xavier)    

            Conforme eu disse ao comentar o poema Zamenhof, psicografado por Lorenz, na condição de Espírito liberto da carne, Cruz e Sousa foi grande divulgador do idioma Esperanto, com extensa produção literária dessa língua e nesse mesmo idioma. Informa-nos o Espírito Francisco Valdomiro Lorenz, na obra O esperanto como revelação, psicografada por Chico Xavier o seguinte: "Ainda aqui, aos milhões, não obstante se nos descerrem horizontes renovadores, achamo-nos separados pela barreira linguística" (Item II - PROBLEMA DA LINGUAGEM NA ESPIRITUALIDADE). Pouco mais adiante, Lorenz diz que "Se o animal, diante do homem, está limitado no cubículo da interjeição, o homem, perante o anjo, ainda está preso ao cárcere verbalístico" (It. III - DISPARIDADE DE LINGUAGENS E SEPARAÇÃO DOS ESPIRITOS) .

         Na sua mensagem número 9, Lorenz termina com esta obra prima do incentivo à aprendizagem linguística, no caso, do esperato:

Não importa estejamos, na condição de coidealistas do Esperanto, em sintonia com os nossos irmãos católicos, reformistas, ortodoxos, bramanistas, budistas, israelitas, sintoístas, maometanos, zoroastristas, ateus e de quaisquer outras confissões e convicções, porquanto, as correntes de ideias, como as fontes de níveis diversos que deságuam invariavelmente no mar, alcançam sempre o oceano da realidade imutável, em cujas águas as advertências da evolução nos impõem o reconhecimento da própria humildade ante a grandeza da vida, com a impersonalização de nossa fé. Desfraldemos, assim, o estandarte verde por símbolo de união! Em qualquer idade, aprendamos! Incompreendidos, prossigamos! Alegres, perseveremos! Esperanto quer dizer "o que espera". Marchando e servindo, crendo e amando, imperturbáveis, esperaremos.1

9.1 Sobre Chico Xavier

         Em sucinta biografia, Palhano Jr.; Souza2 esclarecem-nos que Chico Xavier nasceu em Pedro Leopoldo, MG, no dia 2 de abril de 1910, concluiu apenas o primário (Teve que abandonar os estudos no 5º ano em virtude de trabalhos para ajudar na família de seus oito irmãos.).

         Ao que disseram os autores, em 1994, acrescento que a produção psicográfica de Chico alcançou mais de 400 obras. Os gêneros literários são de uma variedade que somente Machado de Assis alcançou em suas obras: poemas, contos, crônicas, cartas, teatro, romances, novelas etc. Em 1959, transferiu-se para Uberaba, MG, onde residiu até sua morte, em 2002, aos 92 anos de idade.


ESPERANTO

Mensageiro Divino da Verdade,
O Esperanto abre as portas do futuro,
Apagando o passado horrendo e obscuro
Da treva e dissensões da Humanidade.

É a linguagem do bem que ama e persuade
– Vasto porto de paz, calmo e seguro,
Onde se acolhe a nau sem palinuro
Do velho sonho da Fraternidade.

Esperanto! — Mensagem soberana
Para a Babel da iniquidade humana,
Que recorda os horrores da caverna!

Dá novo brilho à luz do pensamento,
A caminho do grande entendimento
No campo augusto da Unidade Eterna!

Referências

1 LOREN
Z, Francisco Valdomiro (Espírito). O esperanto como revelação. (psicografado por: Chico Xavier). 4. ed. São Paulo: IDE, 1994.

2 PALHANO JÚNIOR, Lamartine; SOUZA, Dalva Silva. A imortalidade dos poetas "mortos". Vitória, ES: FESPE, 1994. p. 31.

3 SOUZA[1], Cruz e. Esperanto. In: Reformador, maio de 2010, p. 209/ 35. Apud SOARES, Affonso. Cruz e Souza— copiosa produção em e sobre o esperanto. Brasília: FEB.


[1] Embora, por tradição, a Federação Espírita Brasileira (FEB) mantenha a grafia do sobrenome como Souza, atualizamos seu sobrenome para Sousa de acordo com o contido no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa entre os países lusófonos; entretanto, respeitamos a grafia daqueles que seguem a tradição e não a norma atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  A dança é língua internacional (Irmão Jó)   Não há dança que não sirva De inspiração sempre viva.   Vendo um casal a dançar Põe-se o poeta...