Páginas

domingo, 5 de fevereiro de 2023

 


Para afastar os maus espíritos

 

1.  (15)¹ Ai de vocês, escribas e fariseus hipócritas, porque limpam o exterior do copo e do prato, e por dentro estão cheios de roubo e de impurezas. Fariseus cegos, limpem primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vocês, escribas e fariseus hipócritas, porque são semelhantes aos sepulcros branqueados, que parecem por fora formosos aos homens, e por dentro estão cheios toda espécie de podridão. Assim, pelo exterior vocês parecem justos aos olhos dos homens, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e iniquidade (Mateus, 23: 25 a 28).

 

           2. (16) Prefácio. Os maus espíritos só vão aonde podem satisfazer a sua perversidade. Para afastá-los, não basta pedir, nem mesmo ordenar que se retirem: é necessário eliminar em nós aquilo que os atrai. Os espíritos maus farejam as chagas da alma, como as moscas farejam as do corpo. Do mesmo modo como vocês limpam o corpo para evitar a contaminação pelos vermes, limpem também a alma das suas impurezas, para evitar os maus espíritos. Como vivemos num mundo em que os maus espíritos pululam, as boas qualidades do coração nem sempre nos livram das suas tentativas, mas nos dão a força necessária para lhes resistirmos. 

            Prece - Em nome de Deus Todo-Poderoso, que os maus espíritos se afastem de mim, e que os bons me defendam deles!

      Espíritos malfazejos, que inspiram maus pensamentos aos homens; espíritos enganadores e mentirosos, que os enganais; espíritos zombeteiros, que zombam da sua credulidade, eu os repilo com todas as minhas forças e fecho os meus ouvidos às suas sugestões, mas peço a misericórdia de Deus para vocês. Bons espíritos, que me assistem, deem-me a força de resistir à influência dos maus espíritos, e as luzes necessárias para não cair nas suas tramas. Preservem-me do orgulho e da presunção, afastem do meu coração o ciúme, o ódio, a malevolência, e todos os sentimentos contrários à caridade, que são outras tantas portas abertas aos espíritos maus.



¹ Nota do tradutor: Os números entre parênteses correspondem à numeração da terceira edição francesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viva a Cruz Vermelha! (Irmão Jó)   A Terra é um cipoal De ervas daninhas do mal.   A dor internacional Faz do mundo um hospital....