Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023


 

Agradecimento por um favor obtido

 

(28) Prefácio

 

Não se devem considerar como felizes apenas os acontecimentos de grande importância. As menores coisas, aparentemente  insignificantes são frequentemente as que mais influem no nosso destino. O homem esquece facilmente o bem e se lembra mais do que o aflige. Se registrássemos diariamente os benefícios que recebemos, sem os ter pedido, ficaríamos muitas vezes admirados de haver recebido tanta coisa de que nos esquecemos, e nos sentiríamos humilhados por nossa ingratidão.

Toda noite, ao elevar nossa alma a Deus, devemos recordar intimamente os favores que ele nos concedeu durante o dia, e agradecer-lhe por isso. É principalmente no momento em que experimentamos o efeito de sua bondade e de sua proteção que, espontaneamente, devemos testemunhar-lhe a nossa gratidão. É bastante, para isso, que lhe dirijamos um pensamento que lhe atribua o benefício, sem necessidade de interromper nosso trabalho.

Os benefícios de Deus não consistem somente em coisas materiais. Devemos igualmente agradecer-lhes as boas ideias, as inspirações felizes que nos são sugeridas. Enquanto o orgulhoso tudo atribui aos seus próprios méritos, e o incrédulo ao acaso, aquele que tem fé rende graças a Deus e aos bons espíritos. Para isso, as longas frases são desnecessárias. "Obrigado, meu Deus, pelo bom pensamento que me inspirou", diz mais do que muitas palavras. O impulso espontâneo, que nos faz atribuir a Deus tudo o que nos acontece de bom, dá testemunho dum hábito de reconhecimento e de humildade que nos atrai a simpatia dos bons espíritos (cap. 27, itens 7 e 8).

 

(29) Prece

 

            Deus infinitamente bom, que seu nome seja bendito pelos benefícios que me tem concedido. Eu seria indigno se os atribuísse ao acaso dos acontecimentos ou ao meu próprio mérito.

            Bons espíritos, que executaram as vontades de Deus, e a você sobretudo, meu anjo da guarda, aceitem meu agradecimento. Afastem de mim a ideia de orgulhar-me, e de não aplicar o que recebi a não ser para o bem. Agradeço-lhe particularmente...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viva a Cruz Vermelha! (Irmão Jó)   A Terra é um cipoal De ervas daninhas do mal.   A dor internacional Faz do mundo um hospital....