Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

 


 

Prevendo a morte próxima
 
(40) Prefácio
 
A fé no futuro, a elevação do pensamento, durante a vida, em direção aos destinos superiores do homem, ajudam a libertação do espírito, enfraquecendo os laços que o prendem ao corpo e frequentemente, a vida corpórea ainda não se extinguiu, e a alma, impaciente, já voou para a imensidão. Ao contrário, no homem que concentra todos os seus pensamentos nas coisas materiais, esses laços são mais tenazes, a separação é penosa e dolorosa, e o despertar no além-túmulo é cheio de perturbação e de ansiedade.
 
(41) Prece
 
Meu Deus, creio em você e na sua infinita bondade; eis porque não admito que tenhas dado ao homem a capacidade de conhecê-lo e a aspiração do futuro, para depois mergulhá-lo no nada. Creio que meu corpo é apenas o envoltório perecível da minha alma, e que ao cessar de viver neste mundo, despertarei no mundo dos espíritos.
Deus Todo-Poderoso, sinto romperem-se os laços que ligam minha alma ao meu corpo, e bem logo irei prestar contas do emprego que fiz vida que vou deixar. Sofrerei as consequências do bem e do mal que tenha feito. Então, não haverá mais ilusões, nem subterfúgios possíveis, e todo o meu passado se desenrolará diante de mim, para que eu seja julgado segundo as minhas obras.
Não levarei nada dos bens terrenos. Honras, riquezas, satisfações da vaidade e do orgulho, tudo, enfim, que se refere à vida corporal, permanecerá neste mundo. Nem a menor parcela de tudo isso me seguirá, nem me valerá de nada no mundo dos espíritos. Só levarei comigo o que pertence à alma, ou seja, as boas e as más qualidades, que serão pesadas na balança de uma rigorosa justiça. Serei julgado com tanto maior severidade, quanto mais a minha posição terrena tenha me facilitado as ocasiões de fazer o bem que não fiz, proporcionado pela posição que ocupei na Terra (cap. 16, n.° 9).
Deus de misericórdia, que meu arrependimento chegue até você! Digne-se estender sobre mim sua indulgência.
Se você quiser prolongar minha existência, que o restante dela seja empregado em reparar, quanto me for possível, o mal que eu tenha feito. Se  minha hora soou, fatalmente, levo comigo o pensamento consolador de que me será permitido reparar o mal praticado através de novas provas para merecer um dia a felicidade dos eleitos!
Se não me for dado desfrutar imediatamente dessa felicidade invariável, de que só participam os justos por excelência, sei que a esperança não me está perdida para sempre, e que pelo trabalho chegarei ao fim, mais cedo ou mais tarde, segundo os meus esforços.
Sei que os bons espíritos e o meu anjo da guarda me receberão, e em breve os verei, como eles agora me veem. Sei que reencontrarei os que amei na Terra, se o merecer, e que virão reunir-se um dia comigo os que estou deixando neste mundo, para sempre e que, enquanto esse dia não chegar, poderei visitá-los.
Sei também que encontrarei aqueles a quem ofendi; possam eles perdoar-me o que me reprovam: meu orgulho, minha dureza, minhas injustiças sejam esquecidas para que sua presença não me cubra de vergonha!
Perdoo os que me fizeram mal, ou me quiseram fazer mal na Terra, não alimento nenhum ódio contra eles, e peço-lhe, meu Deus, que os perdoe.
Senhor, dê-me força para deixar sem pena os grosseiros prazeres deste mundo, que nada são perante as alegrias puras do mundo em que vou entrar. Nele, para os justos, não há mais tormentos, nem sofrimentos, nem misérias. Somente o culpado está sujeito a sofrer, mas ele ainda tem a esperança.
Bons espíritos, e você, meu anjo da guarda, não me deixem falir neste momento supremo! Façam brilhar nos meus olhos a divina luz, a fim de reanimar minha fé, se ela for abalada!
 
NOTA: Ver adiante o item 5 - Preces pelos doentes e obsidiados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Viva a Cruz Vermelha! (Irmão Jó)   A Terra é um cipoal De ervas daninhas do mal.   A dor internacional Faz do mundo um hospital....